8 de jun. de 2010

Departamento Cultural da Secretaria de Educação lança projeto de Mapeamento Cultural

Uma das grandes dificuldades da gestão pública de cultura é mapear estes atores e os produtores culturais município. Os gestores culturais procuram fazer um trabalho voltado para os artistas, mas, muitas vezes, só dialogam com os mais consagrados, ficando de fora os que não são tão conhecidos nos circuitos comerciais.

Para superar estas dificuldades, desenvolvendo um projeto de cultura mais abrangente para o município, é necessário elaborar um mapa de inclusão sociocultural que revele a fisionomia local. Além de levantar dados relevantes para que o município se conheça, estes dados também servem para identificar as tendências culturais do Município de Maxaranguape.

O produto final da pesquisa permite universalizar informações, disponibilizando os potenciais artísticos e culturais do município como atrativo para a população do município. A pesquisa permite ainda diversificar os artistas atuantes em eventos culturais.

O Mapeamento Cultural municipal é o levantamento de dados referentes a atividades, práticas, espaços, eventos, festas, manifestações, institucionalizados ou não, de grupos e artistas em determinado território, urbano ou rural.

Este instrumento pode ser utilizado para o planejamento do agente cultural do Municipio. Não é um registro frio da realidade, mas uma amostragem dinâmica das realidades materiais e simbólicas que constitui os fazeres culturais de uma cidade.

Além disso, o mapeamento é um incentivo à democracia cultural e a valorização da cultura como prática importante para todos os cidadãos

Nenhum comentário: